terça-feira, 19 de abril de 2011

5 de Outubro de 2010 - Mercado Antigo nas Comemorações do Centenário da República.

5 de Outubro de 1910 - 5 de Outubro de 2010. Cem Anos da República Portuguesa. Uma data que o país inteiro não quis deixar passar desapercebida. Uma data importante por todo o simbolismo que ela contem.
O Portugal de hoje é muito diferente do Portugal de então, os automóveis eram muito poucos, não havia: contaminação, telefone, telemóveis, televisão, muito menos internet, a iluminação das casas não era eléctrica, o transporte público era o comboio, as pessoas andavam muito a pé ou de bicicleta, a água não era canalizada tinha-se que ir a fonte pois eram poucos os que tinham poço em casa, a roupa era lavada no Rio ou nos tanques públicos, o meio de comunicação da época eram os jornais, e as pessoas trabalhavam de sol a sol pois sabiam que desse seu esforço teriam o seu sustento...
Podem imaginar esse Portugal?, onde as pessoas se falavam com amabilidade e educação, que enchiam as praças, onde as crianças brincavam sem que ouve-se um medo constante do que poderia acontecer de mal...
Esse é um Portugal bem diferente, a modernidade foi chegando aos poucos quase a conta gotas, o salto mais evidente foi após o 25 de Abril.
Em Aveiro o Centenário da República, foi comemorado, com a ajuda e contributo de diversas Associações Culturais do Conselho, o convite foi feito a todos nós pela Câmara Municipal de Aveiro, um trabalho cuidado que procurou dar a conhecer as novas gerações as vivências da época e tudo o que aconteceu nesse dia 5 de Outubro de 1910, em Aveiro. A nós Grupo Folclórico de Esgueira, assim como a outros grupos folclóricos e etnográficos, foi-nos dada a responsabilidade de recriar um mercado antigo.
A Praça da República de Aveiro, Junto do Edifício da Câmara Municipal encheu-se de pregões e de cor, de gentes vestidas como antigamente, da frescura dos produtos da horta, do cheiro a rojões e pão doce quentinho, do som das crianças a brincar na rua e dos cascos dos cavalos nas pedras da calçada, das cantigas e de uma roda de gente a dançar com alegria.
Fiquem com as imagens desta data única...



Sem comentários: