segunda-feira, 16 de agosto de 2010

24 de Julho de 2010 - Festival de Folclore do Rancho Regional de Campo. Valongo

Foi num dia tão especial como este, com muito calor e sol que nos deslocamos até a Freguesia de Campo em Valongo.

Tão antiga como a nossa Freguesia de Esgueira, a Freguesia de Campo já era conhecida assim por este nome desde o ano 797. Uma terra de tradições profundas e bem arreigadas na população, são conhecidos sobre tudo pelo seu famoso pão de Valongo de sabor e texturas inconfundíveis. Mas também são famosos pela sabedoria demonstrada ao trabalhar a Ardósia, foi através desta área que ficaram conhecidos internacionalmente pois no final do século XIX as suas pedras chegaram até Brasil, Reino Unido e Rússia.

Fomos até esta linda terra a convite do Rancho Regional de Campo para participar no seu XXI Festival de Folclore. Deram-nos a conhecer as suas tradições, sentimos no ar o cheiro a Pão quentinho e visitamos o seu Centro Cultural de Campo e o Museu da Lousa.

Com a chegada da noite, chegava o momento de conhecer as tradições, usos e costumes transformados em canto e dança alegre sobre o palco, não só dos nossos anfitriões mas também de outros grupos de diversos lugares, foram eles:

Rancho Regional de Campo - Valongo
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo - Palmela, Setúbal
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arcena - Alverca do Ribatejo
Rancho Folclórico de Parada de Gonta - Tondela, Viseu
Rancho Típico de Vila Nova - Cernache, Coimbra
Grupo Folclórico de Esgueira -Esgueira, Aveiro

Foi uma noite para ficar nas nossas memórias, onde as imagens por mais que mostrem um pouco, nunca conseguem transmitir as emoções sentidas por todos nós...

Sem comentários: