terça-feira, 12 de janeiro de 2016

15 de Janeiro de 2016






No dia 15 de Janeiro de 1998 pela mão de um grupo de "carolas": Rosa de Oliveira Soares, Ema Alves Pereira, Margarida Dias da Maia, Maria da Luz Nolasco, David Vila Verde Carneiro, o Professor Celso Santos, José Nunes dos Santos Júnior, Fernando dos Santos Silva, Hernâni Marques de Oliveira e Manuel Emídio Marques, nasce o ... O GRUPO FOLCLÓRICO DE ESGUEIRA. 
Durante 18 Anos ininterruptos temos-nos dedicado a espalhar as tradições e memórias das gentes de Esgueir
a não só em território Nacional mas também além fronteiras.
Já são muitos os que conhecem esta nossa identidade tão própria, de ser de Aveiro mas acima de tudo SER DE ESGUEIRA, já seja porque nascemos aqui, porque adoptamos esta terra como nossa, porque temos antepassados aqui, SOMOS DE ESGUEIRA!
Da formação original já são muito poucos elementos, com o tempo alguns saíram, mas muitos outros se tem juntado a nós, e ainda temos os que partem e nos deixam imensa saudade. Os que estamos presentes na actualidade todos tem um rosto e um nome... todos dia após dia continuam a perpetuar o sonho que outrora foi só de alguns e transformaram-no em um sonho que hoje é de muitos.
Com os seus altos e baixos, com mais ou menos dificuldades, todos de mãos dadas continuamos a trilhar este caminho feito de música, cantares, danças, tradições e também de sonhos... porque acreditamos que sempre se pode fazer muito mais... Continuaremos a cantar e dançar as memórias de Esgueira, recolhidas num belíssimo reportório, que é fruto da recolha de anos e anos de trabalho e preservação que os mais antigos conhecem tão bem, mas que alguns apenas começam a descobrir agora.
São 18 Anos de alegrias, musica, amizade, algumas tristezas, de conhecer outras terras e culturas, mas acima de tudo contar a todos que somos de ESGUEIRA... "ESGUEIRA DOS SALGUEIRAIS"


Sem comentários: