terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Plano de Actividades para o Ano 2012

Mais um Ano se passou... um ano cheio de grandes emoções e novas conquistas, sempre temperadas pela alegria que caracteriza o Grupo Folclórico de Esgueira.
A cada ano que passa se escreve mais uma página da história do nosso Grupo, desde Esgueira percorremos muitos caminhos:
Os primeiros passos foram dados logo no inicio do ano quando percorremos a pé, ao frio, porta a porta, percorremos os lugares da nossa Freguesia para preservar a tradição do Cantar das Janeiras.
Muitos quilómetros foram percorridos, fomos até a Freguesia da Murteira no Cadaval, Freguesia de Sul em São Pedro do Sul, Freguesia de Erada na Covilhã, comemoramos o dia Mundial do Idoso na Torreira.
Como sempre estivemos presentes no nosso Conselho, participamos na 577º Edição da Feira de Março, rendemos homenagem a nossa Ria de Aveiro nas Festas da Ria 2011, ajudamos a dar cor, alegria e enchemos com os nossos pregões a Praça Joaquim Melo Freitas na 10 Edição da Recriação da Feira das Cebolas onde vendemos 713Kg de Cebolas e outros produtos da terra, oferecemos muita alegria a quem visitou a nossa Cidade no mês de Agosto ao estarmos presentes em duas oportunidades na Feira de Artesanato de Verão, no Rossio em Aveiro, representamos o Conselho num evento organizado pela Universidade de Aveiro que pretendia reunir todas as Culturas em especial o Folclore dos Países de Língua Portuguesa.
Mas sem lugar a dúvidas a experiência que mais nos marcou foi a nossa viagem até a Cidade de Burgos em Espanha, foi a 1º vez que o GFE transpôs os limites das fronteiras nacionais. Esta experiência marcou-nos a todos pela positiva, não só pela oportunidade de conhecer esta Cidade, mas por tudo o significado, pela nossa mão demos a conhecer Esgueira, Aveiro e a nossa região. Demos a conhecer esta nossa identidade, com cheiro a Sal e Ria, com a cor dos Barcos Moliceiros, o sabor dos Ovos Moles, e toda a história da Freguesia de Esgueira.
Ainda mal tinha passado 1 mês e o Largo Luís de Camões encheu-se de gente da nossa Freguesia na realização do IV Festival Nacional e I Festival Internacional de Folclore do Grupo Folclórico de Esgueira. Uma festa preparada com muito carinho para todos os habitantes da nossa Freguesia. A cor, os sons e até os aromas dos mais diversos lugares do nosso pais aqui se fizeram presentes e ainda recebíamos em Esgueira os amigos de Burgos, fomos anfitriões e mostramos Aveiro e Esgueira em todo o seu esplendor, confirmamos então que tínhamos construído uma ponte invisível feita de amizade, e que num outro lugar do Mundo o Grupo Folclórico de Esgueira tinha deixado a sua marca.
Por tudo isto 2011 foi um ano Fantástico!...
Em 2012, novas metas foram traçadas, novos sonhos surgem no horizonte. Fortaleceu-se a vontade de construir mais, de crescermos como Grupo em todos os aspectos, de reforçar laços de amizade, de cada vez mais preservar mais e melhor todas as nossas tradições. Para dar continuidade a este trabalho e escrever mais uma página de história foi preparado o seguinte plano de actividades:

Janeiro
29
14º Aniversário GFE: Missa de Acção de Graças
Cortejo das Pastoras 2012. Esgueira.
Fevereiro
05
Cortejo das Pastoras 2012. Taboeira, Esgueira.
Abril
15
578º Edição da Feira de Março: Parque de Feiras e Exposições de Aveiro
Maio
20
Festas da Cidade de Aveiro, Etnografia nas Praças
Aveiro
Junho
09
Festival de Folclore do Rancho Folclórico de Meirinhas. Pombal
30
V Festival de Folclore Nacional e II Festival Internacional
Grupo Folclórico de Esgueira
Julho
01
Actuação nas Festas das Tasquinhas da Vila de Cacia
Grupo Folclórico de Esgueira (Aveiro) e
Grupo de Coros e Danzas Pilarica (Valladolid)
14
XXII Festival de Folclore Rancho Folclórico de Pinheiro
São Pedro do Sul
22
Festas da Ria: Rossio, Aveiro.
Agosto
11
Festival do Rancho Folclórico Os Camponeses da Mesquitela
Mangualde
18
Festival do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cepães
Fafe, Braga.
Setembro
11º Edição da Recriação daFeira das Cebolas
Aveiro
Outubro
13
XXVI Festival Folklórico Grupo de Coros e Danzas Pilarica 2012
Valladolid, España.
14
Dezembro
Cantar das Janeiras 2012/2013

Nota: As datas podem ser alteradas. Ainda existem convites a serem apreciados por parte da direcção.

Sem comentários: