domingo, 3 de agosto de 2008

Plano de Actividades 2008

Tal qual como em anos anteriores, O Grupo Folclórico de Esgueira desenvolverá uma série actividades que tem como objectivo divulgar o folclore e etnografia da região da beira litoral.
Estas actividades são:


- Cantar das Janeiras. O preservar de uma tradição antiga, donde os componentes percorrem a pé os lugares da Freguesia cantando e apregoando o nascimento do Menino Jesus e a chegada do Ano Novo.

- Feira de Março em Aveiro, 30 de Março de 2008. Um evento centenário que mistura diversão, comercio, gastronomia da região, animação musical e festivais de folclore com vários grupos da região que animaram os fins de semana na feira.

- Festas da Cidade de Aveiro, 11 de Maio de 2008. Desfile etnográfico e actuação no Rossio . Homenagem dos munícipes a Santa Joana Princesa de Portugal.

- Esgueiriadas 2008, 21 de Junho de 2008. X Edição destas festas que comemoram a atribuição do foral manuelino por D. Manuel I em 8 de Junho de 1515. Coincide com o X aniversário da 1ª apresentação em público do GFE, em 14 de Junho de 1998 no largo dos Aidos, Esgueira.

- Festas da Ria, 13 de Julho de 2008. Homenagem a Ria de Aveiro.

- III Encontro Etnográfico e Folclórico Romarias de Outros Tempos. Santuário da Senhora da Saúde da Serra. Gestoso, São Pedro de Castelões, Vale de Cambra. O evento pretende retratar os usos e costumes das romarias do passado.

- Festas de Nossa Senhora do Rosário, em Esgueira no dia 21 de Setembro de 2008.

- Feira das Cebolas, 4 de Outubro de 2008. Este evento pretende recriar esta feira antiga tal e como era no passado. Organiza a Junta de Freguesia da Vera Cruz.

- Pão de Todos para Todos 2008, este ano o tema é "Terras de Pão", em Lisboa no dia 14 de Dezembro de 2008. Evento organizado pela Associação CAIS.

Este é um pequeno resumo de algumas das actividades que serão desenvolvidas, podem ocorrer alterações ou convites feitos a última hora.

Sem comentários: