terça-feira, 19 de abril de 2011

15 de Janeiro de 2011 - 13º Aniversário do Grupo Folclórico de ESgueira

No dia 15 de Janeiro de 2011, mas uma velinha se acendeu, o nosso Grupo completou o seu 13º Aniversário de existência.
Como tem sido hábito para comemorar a data realizou-se uma missa em acção de graças na Igreja Paroquial de Santo André de Esgueira, no final a todos os presentes um pouco daquilo que nós sabemos fazer melhor, cantar e dançar com alegria.
O convívio continuou até o final da tarde partilhamos o almoço e no fim muita festa. Esteve connosco a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro Dra. Maria da Luz Nolasco, recebemos dela as Felicitações por estes 13º Anos a preservar a historia e as tradições da nossa Freguesia de Esgueira, e expressou sua amizade para com o GFE.
Deixamos então imagens para não esquecer...



Dezembro de 2010 / Janeiro de 2011 - Cantar das Janeiras

"Boas Noites, Boas Noites

Boas Noites vimos dar

À porta destes senhores

Se as quiserem aceitar...

Boas Festas, Boas Festas

Aqui haja neste dia

Que lhas manda o Rei do Céu

Com prazer e alegria..."

Estas e outras quadras foram aquelas cantamos e levamos de porta em porta tal e como se fazia no passado, sem que importe a chuva ou o frio, com toda a vontade e alegria a preservar esta que é também uma das nossas heranças.

Foi no mês de Dezembro e até dia de Reis em Janeiro de 2011 que o Grupo Folclórico de Esgueira andou a Cantar as Janeiras, levamos a noticia do nascimento de Jesus e no dia 6 de Janeiro cantou-se para os Reis. Deixamos pois as imagens destas nossas andanças pelos caminhos de Esgueira...



5 de Outubro de 2010 - Mercado Antigo nas Comemorações do Centenário da República.

5 de Outubro de 1910 - 5 de Outubro de 2010. Cem Anos da República Portuguesa. Uma data que o país inteiro não quis deixar passar desapercebida. Uma data importante por todo o simbolismo que ela contem.
O Portugal de hoje é muito diferente do Portugal de então, os automóveis eram muito poucos, não havia: contaminação, telefone, telemóveis, televisão, muito menos internet, a iluminação das casas não era eléctrica, o transporte público era o comboio, as pessoas andavam muito a pé ou de bicicleta, a água não era canalizada tinha-se que ir a fonte pois eram poucos os que tinham poço em casa, a roupa era lavada no Rio ou nos tanques públicos, o meio de comunicação da época eram os jornais, e as pessoas trabalhavam de sol a sol pois sabiam que desse seu esforço teriam o seu sustento...
Podem imaginar esse Portugal?, onde as pessoas se falavam com amabilidade e educação, que enchiam as praças, onde as crianças brincavam sem que ouve-se um medo constante do que poderia acontecer de mal...
Esse é um Portugal bem diferente, a modernidade foi chegando aos poucos quase a conta gotas, o salto mais evidente foi após o 25 de Abril.
Em Aveiro o Centenário da República, foi comemorado, com a ajuda e contributo de diversas Associações Culturais do Conselho, o convite foi feito a todos nós pela Câmara Municipal de Aveiro, um trabalho cuidado que procurou dar a conhecer as novas gerações as vivências da época e tudo o que aconteceu nesse dia 5 de Outubro de 1910, em Aveiro. A nós Grupo Folclórico de Esgueira, assim como a outros grupos folclóricos e etnográficos, foi-nos dada a responsabilidade de recriar um mercado antigo.
A Praça da República de Aveiro, Junto do Edifício da Câmara Municipal encheu-se de pregões e de cor, de gentes vestidas como antigamente, da frescura dos produtos da horta, do cheiro a rojões e pão doce quentinho, do som das crianças a brincar na rua e dos cascos dos cavalos nas pedras da calçada, das cantigas e de uma roda de gente a dançar com alegria.
Fiquem com as imagens desta data única...



25 de Setembro de 2010 - 9ª Edição da Recriação da Feira das Cebolas

Foi no dia 25 de Setembro, que mais uma vez a Praça Joaquim Melo Freitas serviu como marco histórico para a 9ª Edição da Recriação da Feira das Cebolas de Aveiro. Como já explicamos em outras oportunidades a Durante o mês de Setembro por alturas das Festas de São Miguel, até a Cidade vinham todo tipo de vendedores havia de tudo mas principalmente Cebolas e Alhos vendidos em resteas. Os Canais da Ria enchiam-se de barcos provenientes de muitos lugares, trazendo a preciosa carga para ser vendida. As praças enchiam-se de Feirantes que vendiam tudo o que a terra produzia.
Cebolas, Alhos, Hortaliça, Ovos Caseiros, Compotas, Marmelada, Folar de Páscoa, Pão, Sal de Aveiro, Tremoços e Azeitonas... Tudo isto foi apregoado e tudo isto foi vendido. E como se isto fosse pouco cantou-se bailou-se ao som das músicas do nosso reportório.
Normalmente postamos imagens do dia para que tenham uma ideia de como o vivemos, mas desta vez também queremos partilhar algumas fotografias que encontramos e queremos levar até vocês, pois assim era antigamente...







10 de Setembro de 2010 - Noites de Verão

Para a encerrar a época de verão deste ano de 2010, a Câmara Municipal de Aveiro programou uma série de espectáculos inseridos no Programa das Noites de Verão. Com esta programação pretendia-se levar até a Cidade animação e um pouco da essência da nossa cidade a todos aqueles que nos visitaram.
Os canais da Ria encheram-se de música, e o largo do Rossio de muita, muita alegria e Festa.
Ficam pois algumas das imagens desse dia e que queremos partilhar com todos...


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Plano de Actividades do Grupo Folclórico de Esgueira para o Ano 2011

O Ano 2010, foi um ano cheio de actividades, percorremos os caminhos que nos levaram até a Freguesia de Aguçadoura na Póvoa do Varzim, Freguesia de Campo em Valongo, Tondela no Distrito de Viseu e Pinheiro de Coja em Tábua.

Dentro do nosso concelho estivemos muito activos participamos nas Festas da Cidade de Aveiro, com a nossa actuação rendemos tributo a Ria de Aveiro nas Festas da Ria, como todos os Anos participamos na Feira de Março, pela primeira vez estivemos na FARAV Feira de Artesanato da Região de Aveiro e ainda participamos na Feira das Cebolas e no mercado antigo realizado para as comemorações do Centenário da República. Mais uma vez realizamos o nosso Festival de Folclore e Esgueira encheu-se de festa.

Por esse sucesso, pela dedicação de todos aqueles que fazem parte do Grupo Folclórico de Esgueira, foi preparado o seguinte plano de actividades que procura não só manter a determinação constante de preservar as Tradições de Esgueira, mas também é uma recompensa a 13 Anos de existência e trabalho continuo em beneficio da Cultura da nossa Freguesia de Esgueira e do nosso Concelho de Aveiro.

data

actividades

2011

Dezembro 2010/Janeiro 2011

Cantar das Janeiras:

Esgueira, Aveiro e outros lugares.

06 - Janeiro

Cantar de Reis.

Escadaría do Edificio Fernando Tavora. Aveiro.

16 - Janeiro

13º Aniversário do GFE.

· Celebração da Missa em Acção de Graças: Igreja Paroquial de Santo André em Esgueira.

· Convivio / Bolo de Aniversário.

30 - Janeiro

Cortejo das Pastoras.

Esgueira.

Março/Abril

Feira de Março 2010.

Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

Maio

Festas da Cidade de Aveiro.

Rossio, Aveiro.

14- Maio

Aveiro.

21- Maio

XXIV Festival do Rancho Folclórico Videiras em Flor. Freguesia de Lamas. Cadaval.

04 e 05 Junho

Festival de Folclóre de Trébede Grupo Tradicional. Festival Internacional del Mimbre, Barro y Cuero.

Burgos. España.

24 e 25 Junho

Mercado Antigo. Comemorações do Aniversário pela Inauguração do Parque Infante D. Pedro. Aveiro.

02 - Julho

IV Festival Nacional de Folclore do Grupo Folclórico de Esgueira.

23 - Julho

Festival do Rancho Folclorico Eradense.

Freguesia de Erada. Covilhã. Castelo Branco.

10 - Julho

Festas da Ria de Aveiro.

Rossio, Aveiro.

21 - Agosto

Actuação na Feira de Artesanato de Verão.

04 - Setembro

Actuação na Feira de Artesanato de Verão.

24 - Setembro

10º Edição da Recriação da Feira das Cebolas. Praça Joaquim Melo Freitas. Aveiro.

Dezembro 2011/Janeiro 2012

Cantar das Janeiras.

Esgueira, Aveiro e outros lugares.




Esclarecemos que as datas podem estar sujeitas a alteração. E que a agenda não esta totalmente preenchida pois ainda há convites que estão a ser apreciados por parte da Direcção e outros que ainda poderão a vir ser analizados.