segunda-feira, 10 de maio de 2010

12º Aniversário do Grupo Folclórico de Esgueira

No passado dia 30 de Janeiro de 2010, o Grupo Folclórico de Esgueira comemorou o 12º Aniversário da sua Fundação.

Nesse dia muitas foram as vivências que recordamos, lembramos quem já por aqui passou, as pessoas e Grupos que conhecemos nos diversos lugares por onde passamos, as pessoas que já partiram e deixaram saudades. Para o futuro ficam os desejos de voltar a apagar as velas muitas vezes mais.

Ficaram também os desejos de Felicidades por parte da Pres. da Junta Freguesia de Esgueira Dra. Maria Romana Fragateiro: "Quero dar os Parabéns a todos pela lavor fantástica que têm levado a cabo, desde os Componentes até aos membros dos corpos sociais, a vossa luta diária enfrentando novos desafios, preservando os trajes e o reportório. Esta vossa luta significa muito para mim e para o executivo da Junta de Freguesia, pois vemos o esforço que fazem para fazer muito com o pouco que tem sobre tudo num período económico tão difícil como o que estamos a viver actualmente. E também estamos contentes pois vemos o esforço feito em cativar tantos jovens para fazerem parte do Grupo Folclórico de Esgueira num momento em que a juventude da nossa época não valoriza o Folclore como deveria, é de louvar o vosso empenho nesta tarefa e é um alegria ver tantos Jovens no GFE, algo que não se via a muito tempo e que é pouco comum entre outros Grupos do nosso conselho. A Junta de Freguesia esta ao vosso dispor sempre, e na medida das possibilidades continuara a apoiar-vos, pois reconhecemos o vosso trabalho e papel como embaixador da Cultura da Nossa Freguesia".

A Vereadora da Cultura Dra. Maria da Luz Nolasco, por sua parte também deu os Parabéns a todos os que fazemos parte do Grupo, referiu que era uma alegria para ela comemorar o 12º Aniversário do GFE que ela tão bem conhece pois está ligada a ele desde a sua Fundação, sente-se Feliz e deseja muito sucesso para o nosso trabalho.

Por sua vez o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro Dr. Élio Maia referiu: " Foi com grande alegria que recebi o convite para estar aqui presente e por varias razões não podia faltar. É com muito gosto que estou aqui para vos felicitar pelo trabalho que tem feito, vocês fazem uma coisa que é muito mas muito importante: preservam História, Memória e Tradição. Vocês preservam o passado, e este trabalho é importante pela forma como o têm feito, com carinho, respeito e dedicação e ainda porque é feito quase sem apoios, quase sem ajudas e num momento tão difícil para as Autarquias e as Empresas que vivem tremendas dificuldades e são poucos os que dão apoio financeiro o vosso trabalho é de louvar pois enfrentam as adversidades e com criatividade as transformam em oportunidades. Também estou
aqui para dar uma palavra de gratidão para aqueles que a 12 Anos tiveram este sonho, fazer memória, recordar e agradecer a estas pessoas é também uma forma de comemorar, pois todos os que estiveram envolvidos também fazem parte deste sucesso, a Da. Rosa, o Professor Celso, a Dra. Maria da Luz, o Sr. Fernando Silva, o Presidente da Junta de Freguesia de Esgueira para a época o Sr. João Tavares (falecido) o Prof. Leitão, e outras pessoas que com a sua força de vontade fizeram realidade este sonho, continuem não parem e muitas Felicidades para todos!".
Ficam pois as imagens deste dia, para sempre recordar...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Plano de Actividades do Ano 2010

Em 2009 o Folclore e a Etnografia de Esgueira e Aveiro, viajou por diversas zonas de Portugal, de Norte a Sul, fomos até: Nogueira do Cravo-Oliveira de Azeméis, Palmeira de Faro -Esposende, Troviscoso-Monção, São Mamede de Negrelos-Santo Tirso, Povos-Vila Franca de Xira, Árvore-Vila do Conde, fomos até a Festa do Avante na Quinta da Atalaia. Participamos em diversas actividades no nosso Município, que durante 2009 comemorou os 250 anos da Elevação de Aveiro a Cidade, participamos mais uma vez na Recriação da Feira das Cebolas, realizamos o nosso II Festival de Folclore, e ainda estivemos presentes em outros eventos dentro da nossa Freguesia.
2009 foi um Ano Fantástico!
Para 2010 novas metas são traçadas, novos sonhos surgem e anseiam ser realizados, vamos pois arregaçar as mangas e trabalhar, esperamos uma vez mais percorrer os diversos caminhos deste nosso Portugal, levar as nossas tradições e fazer amigos por cada canto do país, continuaremos a defender as cores da nossa Freguesia de Esgueira dentro do nosso Município de Aveiro, vamos criar laços de amizade entre as diferentes associações desta Freguesia.
Queremos que os Esgueirenses se sintam orgulhosos do seu Grupo Folclórico de Esgueira, e para isso estamos a preparar o seguinte Plano de Actividades:

  • Dez 2009 / Jan 2010............Cantar das Janeira: Esgueira e Aveiro.
  • 06 de Janeiro.......................Cantar das Janeiras no dia de Reis na Escadaria do Edif. Fernando Távora, junto a Câmara Municipal de Aveiro.
  • 10 de Janeiro.........................Festa de Reis da Escola Gimnica de Aveiro. Pavilhão do Clube do Povo de Esgueira.
  • 24 de Janeiro........................Missa de Acção de Graças pelo 12º Aniversário do GFE. Igreja Paroquial de Santo André em Esgueira.
  • 30 de Janeiro.........................Jantar do 12º Aniversário do Grupo Folclórico de Esgueira.
  • 11 de Abril..............................Feira de Março. Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.
  • 09 de Maio.............................Festas da Cidade de Aveiro. Rossio-Aveiro.
  • 05 de Junho...........................Festival Internacional do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura. Póvoa do Varzim.
  • 20 de Junho........ ..................III Festival de Folclore do Grupo Folclórico de Esgueira.
  • 03 de Julho............................Sarau das Associações. Encerramento das XII Esgueiriadas.
  • 18 de Julho..... .......................Festas da Ria. Rossio-Aveiro.
  • 24 de Julho.............................Festival do Rancho Regional de Campo. Valongo.
  • 25 de Julho.............................Participação na FARAV 2010. Rossio - Aveiro.
  • 01 de Agosto........................Festival do Rancho Folclórico "As Cantarinhas de Molelos" . Tondela, Distrito de Viseu.
  • 07 de Agosto..........................Festival do Rancho Folclórico do Centro Cultural Verde Pinho. Pinheiro de Coja-Tábua.
  • 25 de Setembro..................... 9º Edição da Recriação da Feira das Cebolas 2010.
  • 05 de Outubro.......................Comemorações do Centenário da República.
  • 13 de Novembro....................Comemoração do 35º Aniversário do Centro Social e Paroquial de Esgueira.
  • Dezembro de 2010...............Cantar das Janeiras na Junta de Freguesia de Esgueira.
  • Dez 2010 / Jan 2011............Cantar das Janeiras. Esgueira e Aveiro.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Feliz Natal e Feliz Ano 2010




É Natal...
Que os Homens saibam
que nasceu o Deus Menino,
para nos recordar que esta é uma época
de reflexão, de gratidão, de partilha...
É tempo de celebrarmos o Nascimento de Jesus,
que todos possamos ser alcançados
pela sua Luz, e que ela brilhe com intensidade
e guie o nosso caminho...
Que a Esperança seja renovada,
que os sonhos sejam transformados em realidade...
Que sejamos capazes de Amar o próximo
com a intensidade com a que Jesus nos Ama!
para que a Felicidade seja Infinita...
A Final, é tempo de Amar... é tempo de Natal...

FELICIDADES!
São os desejos de todos os Componentes e Membros dos Corpos Sociais do
Grupo Folclórico de Esgueira

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

26 de Setembro de 2009 - Feira das Cebolas

No passado dia 26 de Setembro realizou-se uma vez mais a Feira das Cebolas, na praça Melo Freitas.
Uma vez mais estivemos presentes... e demos o nosso contributo para não deixar "morrer" esta tradição. É certo que em meados do séc. XX tinha uma dimensão maior, pois estava espalhada pelo canal e envolvia as Freguesias da Vera Cruz e da Glória. Mas o importante é não deixar que tudo acabe, o nosso papel é justamente esse... preservar e cuidar das nossas tradições e memórias mesmo que seja a realização de uma Feira.
Queremos pois deixar um recado e um apelo a organização, para a Junta de Freguesia da Vera Cruz: continuem com o trabalho não baixem os braços pois lembrem-se que podem contar com o trabalho dos Grupos Folclóricos e Etnográficos da Região e que eles são uma parte fundamental para a realização destes eventos.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os amigos do Grupo Folclórico de Esgueira que assim que souberam da nossa participação, se dirigiram a nos para comprar Cebolas e outros produtos. Também enviamos um beijinho aos que não só compraram mas que também demonstraram curiosidade e amizade pelo grupo, aos que queriam falar connosco gentes de Esgueira e de Aveiro, de outras partes de Portugal, turistas Espanhóis, Brasileiros e Italianos que nessa data estavam em Aveiro, e perguntaram mais sobre o GFE e sobre a Feira das Cebolas, aos que solicitaram o nosso endereço de Internet e email para continuar em contacto... Para todos um abraço e a nossa amizade, OBRIGADO!


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

19 de Setembro de 2009 - Festa dos Amigos da Avenida, Recreação Histórica da visita da Rainha Da. Maria II a Aveiro

No dia 19 de Setembro participamos na Recriação Histórica da visita da Rainha D. Maria II e a sua comitiva desde Ovar até Aveiro.
Este foi um evento organizado pelos Amigos d' Avenida, donde se pretendia levar animação até todos os Amigos e Vizinhos da Cidade. Já em Ovar começou a Festa, donde Grupos Folclóricos, Corais e de Teatro participaram na Recriação. Do nosso Grupo saiu até lá uma pequena comitiva que acompanhou a Rainha até Aveiro, nela vinham também o Gonçalo e o Ricardo dois dos nossos jovens e que representaram os papeis os Infantes de Portugal.
Depois de recriar o evento em Ovar, partiram numa regata de Moliceiros pelo canal da Ria até Aveiro, onde o resto do grupo aguardava por eles, mas também levamos alegria a todos os que estavam no Rossio.
Com música e muita alegria, com momentos de dança com o plúblico, momentos de brincadeira entre nos, tudo até a chegada dos barcos. Estando o Grupo Folclórico de Esgueira completo, partilhamos do lanche e continuou a brincadeira.

Fiquem pois com as imagens que nos recordam esta tarde de Festa...


terça-feira, 15 de setembro de 2009

06 de Setembro de 2009 - Festa do Avante. Quinta da Atalaia, Seixal.

Nos dias 4, 5 e 6 de Setembro realizou-se na Quinta da Atalaia (Seixal) a Festa do Avante 2009. No dia 6 de Setembro o Grupo Folclórico de Esgueira esteve presente, fez a sua actuação no Palco Arraial pelas 15h30. É a 2ª vez que o nosso grupo participa neste evento, a convite da organização.
Foi um dia para recordar, pois levamos os usos e costumes da nossa Freguesia para milhares de pessoas de todo o país.
Desfrutem de algumas imagens fotográficas e de vídeo....
(As imagens de vídeo Pó Pó Tiro Liro Ló)





30 de Agosto de 2009 - Festival do Rancho Folclórico da Ass. Cultural e Recreativa Arvorense. Árvore, Vila do Conde.

No dia Domingo 30 de Agosto, percorremos os caminhos a norte deste nosso Portugal e nos deslocamos até a Freguesia de Árvore em Vila do Conde. A nossa visita fez-nos sentir identificados com esta terra e suas gentes próximos do mar. Foi uma bela tarde donde os usos e costumes de diversas regiões estiveram representados.
Foi um dia especial para todos os elementos do grupo pois contamos com a companhia da nossa Presidente de Junta de Freguesia de Esgueira Dra. Maria Romana Fragateiro.
Queremos pois, partilhar momentos da nossa actuação, em imagens o Vira de Esgueira e Esgueira dos Salgueirais duas melodias muito antigas que fazem parte do nosso reportório , ambas carregadas de história e simbolismo para a nossa Freguesia, esperamos que gostem...







quinta-feira, 16 de julho de 2009

29 de Agosto de 2009 - Festival do Rancho Folclórico de Alfarrobeira de Povos - Vila Franca de Xira.

No passado dia 29 de Agosto o GFE, deslocou-se até a Freguesia de Povos no concelho de Vila Franca de Xira, donde nos encontramos novamente com o Rancho Foloclorico de Alfarrobeira - Povos.
Conhecemos este grupo no dia 21 de Junho passado em Esgueira quando estiveram presentes no nosso Festival. Foi um gosto rever este grupo garrido cheio de cor e alegria tão característicos do Ribatejo.
Para todos os amigos do Grupo Folclórico de Esgueira que seguem o nosso percurso e actuações deixamos esta vez imagens de vídeo da nossa presença em Povos, conheçam duas das músicas do nosso reportório, elas também fizeram parte do reportório do Antigo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Esgueira em 1952 e tanto a música como a coreografia mantém-se intactas: Vira de Aveiro...




4 de Julho de 2009 - Festival do Rancho Folclórico de São Mamede de Negrelos, Santo Tirso.

O nosso grupo percorreu os caminhos que nos levam a norte do pais, para participar no Festival do Rancho Folclórico de São Mamede de Negrelos, em Santo Tirso.
São Mamede de Negrelos, é uma das 23 Freguesias do Concelho de Santo Tirso e fica a nascente do mesmo. É uma terra antiquíssima, carregada de história. Terra de gente alegre e sons característicos, já com cheirinho a Minho.
As sua gentes receberam-nos com amizade e fizeram-nos sentir em casa. O Folclore foi Rei e Senhor da Noite e os mais diversos sons do nosso País se ouviram...



27 de Junho de 2009 - I Festival do Grupo Folclórico de São Mamede de Troviscoso, Monção.

No passado dia 27 de Junho, o Grupo Folclórico de Esgueira, deslocou-se até as terras do Alto Minho, mais concretamente até a Freguesia de Troviscoso, no Concelho de Monção, para participar no:
I FESTIVAL DE FOLCLORE DO GRUPO FOLCLÓRICO DE SÃO MAMEDE DE TROVISCOSO
Os primeiros contactos com este grupo surgiram após o convite que nos efectuaram em Janeiro de este ano para participar no seu Festival, mas foi no dia 21 de Junho que nos conhecemos pessoalmente, quando nesse dia realizamos o nosso Festival em Esgueira. São sem sombra de dúvidas um Grupo que ficará nas nossas memórias para sempre, o seu "jeito" amigo, desde que nos visitaram e o carinho com o que fomos recebidos nunca esqueceremos. Desejamos que este seja o 1º de muitos Festivais... e que nos voltemos a encontrar um dia. Felicidades! Fiquem pois com imagens deste dia...